Como encarar com tranquilidade o primeiro emprego

A conquista do primeiro emprego é o desejo de muitas pessoas, principalmente dos jovens que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho. E se você já conferiu as dicas para de destacar em uma entrevista de emprego e conseguiu a tão sonhada vaga – Parabéns!

Mas após passar por essa etapa, muitos ainda se sentem preocupados por não saber como se comportar no primeiro emprego, ou seja, não sabem o que fazer e ficam perdidos, estressados e ansiosos.

Para te ajudar, nós da Microlins Guarulhos criamos este artigo com algumas dicas para você aprender como agir no primeiro emprego. Confira!

Não fique nervoso 

Nenhum profissional entra em uma empresa sabendo de tudo. Em todo primeiro emprego, é normal se sentir um pouco deslocado principalmente nas primeiras semanas. No entanto, deixe o nervosismo e a ansiedade de lado, pois esses sintomas podem atrapalhar seu desempenho até mesmo em atividades simples. Pense que, se você foi contratado, significa que sua qualificação agradou o empregador. Portanto, a tranquilidade deve prevalecer.

Aprenda a conviver com diferentes tipos de pessoas no primeiro emprego

Em qualquer ambiente de trabalho, é comum termos que conviver com pessoas diferentes (gerentes, supervisores, clientes, fornecedores e colegas de trabalho). Neste caso, outra dica de como se comportar no primeiro emprego é simplesmente aprender a conviver com as pessoas. Esse aprendizado é conquistado ao longo do tempo analisando cada tipo de comportamento (uma ótima maneira para fazer essa análise é escutar e observar mais e falar menos).

Vista-se adequadamente

Ao menos que a sua empresa disponibilize uniformes aos funcionários, você também deverá estar atento ao tipo de roupa a ser usada dentro do ambiente de trabalho. Para não errar, basta analisar o tipo de roupa que seus colegas costumam vestir e seguir um padrão. Por exemplo, se todos usam sapatos, você poderá passar uma imagem diferente se usar tênis. Fique atento a esses pequenos detalhes.

Seja pontual

Imprevistos podem ocorrer a qualquer momento, no entanto, se você conseguiu seu primeiro emprego, é fundamental se programar para chegar no horário de trabalho sem atrasos. Culpar o trânsito ou o despertador que não tocou pode não soar tão bem logo nas primeiras semanas de trabalho. Por isso, esteja atento com a pontualidade.

Demonstre interesse

Seja durante a fase de integração ou até mesmo durante a etapa em que você está sendo treinado para desempenhar a sua função, é importante se esforçar para se interessar por tudo o que está sendo dito. Muitas das informações passadas logo nas primeiras semanas de trabalho podem ser úteis para o bom desempenho da sua carreira na empresa. Sendo assim, ouça, anote, pergunte quando tiver dúvidas e mantenha-se sempre interessado pelo aprendizado.

Faça a lição de casa

Esta provavelmente é uma das principais dicas para quem quer saber como se comportar no primeiro emprego. Em outras palavras, antes de iniciar em seu primeiro emprego, é fundamental buscar por informações sobre o seu contexto de trabalho, além da cultura e valores da empresa.

Se você vai começar a trabalhar no cargo de assistente administrativo, por exemplo, busque por dicas para a sua função, pois quanto maior for o seu preparo, maior será a sua segurança e confiança nos primeiros dias.

Evite intimidades

Procure adotar uma postura profissional e evitar intimidades logo nos primeiros dias de trabalho. Amizades podem e devem existir, mas é importante que você não fale sobre sua vida e problemas pessoais logo nas primeiras semanas de trabalho. Fugir das fofocas e panelinhas, evitar críticas e comparações e cuidar da linguagem verbal e corporal também são dicas importantes para se relacionar com seus colegas de trabalho.

 

Começar no primeiro emprego exige cautela por parte do profissional, afinal, a primeira impressão é sempre a que fica e neste caso, qualquer deslize profissional logo nas primeiras semanas de trabalho pode comprometer relações e o seu desenvolvimento dentro da empresa. Portanto, é preciso estar atento e colocar em prática as dicas citadas acima.

Vale lembrar também a importância de manter a sua qualificação profissional para um bom progresso em seu primeiro emprego, afinal, não é porque você já conseguiu um emprego que deixará de buscar por mais conhecimentos.

Nós da Microlins Guarulhos somos especializados em cursos profissionalizantes e podemos te ajudar a potencializar ainda mais o seu desempenho no primeiro emprego. Acesse o nosso site e confira nossos cursos!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados