• Fale com a gente por WhatsApp!                

    Como conseguir se transformar em um nômade digital?

    nômade digital

    Saiba como ser um nômade digital e ter a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo

    O nômade digital é basicamente uma pessoa que se vale da tecnologia para poder trabalhar de qualquer lugar do mundo. E muitos deles aproveitam tal benefício para viajar sem que haja o vínculo de um emprego tradicional. 

    Estes profissionais são capazes de desempenhar suas funções apenas tendo acesso à internet e utilizando os equipamentos necessários, que vão desde celulares e tablets até computadores.

    A sociedade globalizada e extremamente conectada em que vivemos hoje, viabiliza que isso aconteça sem complicações, além de apresentar um universo de possibilidades para quem está disposto a viver dessa forma. 

    É justamente por isso que atualmente vem se tornando cada vez mais comum que pessoas optem por esse estilo de vida, deixando de lado os empregos usuais, mudando a área de atuação e construindo novas carreiras. 

    Contudo, apesar de parecer um sonho que pode se tornar realidade, é necessário enfatizar que para ser um nômade digital, você precisará de muito planejamento e de muita dedicação. 

    É comum, ao pesquisar sobre o termo na internet, ver fotos de pessoas trabalhando com seus laptops em praias e outras paisagens paradisíacas. Mas a verdade é que as coisas não são bem assim. 

    Por outro lado, um dos pontos positivos é que hoje é possível desempenhar uma série de profissões de forma remota, e não apenas aquelas que logo vêm à mente, como programação, design ou jornalismo.

    Sendo assim, será preciso se capacitar adequadamente na área em que deseja atuar e, principalmente, estar disposto a trabalhar como freelancer. Pois dessa forma você poderá gerir melhor seu tempo.

    Mas isso também não será um fator impeditivo caso aconteça uma proposta para criar um vínculo no modelo de CLT em uma empresa. Afinal, esta é uma das finalidades de se tornar um nômade digital: ser livre para fazer suas escolhas. 

    Como se tornar um nômade digital?

    Escolha o trabalho certo

    Você não precisa e nem deve ter pressa para se tornar um nômade digital, pois como ressaltamos, será preciso um bom planejamento e muito foco nesta jornada.

    Por isso, uma boa forma de começar é através de um emprego em uma empresa que possibilite a você aprender habilidades para desenvolver suas atividades de forma online e remota. 

    Trabalhando em uma agência de marketing digital, por exemplo, será possível adquirir conhecimentos essenciais para trabalhar como nômade digital, já que você estará lidando o tempo todo com a internet.

    Entretanto, essa não é a única opção. O mercado de trabalho atual é extremamente dinâmico e oferece muitas opções nesse sentido. 

    Seja freelancer

    A ideia de trabalhar como freelancer é positiva em muitos sentidos, porque caso você ainda não tenha experiência suficiente para trabalhar apenas pela internet, este formato irá te ajudar a aprender uma série de coisas.

    E se você já for experiente, pode atuar como quiser e onde quiser, escolhendo os projetos em que deseja trabalhar e controlando a própria rotina.

    Algumas ótimas opções para quem quer ser freelancer e ter uma boa renda, são: design gráfico, programação de computadores, programação de games, animação em 3D, entre outras.

    Invista na sua capacitação

    Para ter segurança durante a vida de nômade digital e construir uma carreira de sucesso, é preciso que você invista na sua capacitação profissional.

    Estudar é a base para conseguir bons trabalhos, sejam eles fixos ou freelas, e isso pode e deve ser feito tanto durante sua preparação para a primeira viagem, quanto durante toda a sua jornada.

    Afinal, todo profissional deve estar em constante aprendizado para garantir que não ficará para trás em um mundo dinâmico como o de hoje.

    Além disso, aprender uma língua estrangeira como, principalmente, o inglês é imprescindível. 

    Prepare-se emocionalmente

    Por fim, mas não menos importante, atentar-se ao seu lado emocional é fundamental para passar pela transição de ter uma vida “normal” para se tornar um nômade digital e viajar pelo mundo enquanto trabalha. 

    Perder a estabilidade de um emprego regular, ou mesmo romper momentaneamente os laços afetivos que possuímos com amigos e a família, pode deixar qualquer um emocionalmente abalado.

    Por isso, organize-se, foque nos pontos positivos, em tudo de bom que ainda está por vir e aproveite a experiência.

    Faça o melhor para você. Escolha a Microlins Guarulhos e tenha um futuro brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados