Assistente Financeiro: Tudo o que você precisa saber sobre a profissão

Qual a função e responsabilidade de um Assistente financeiro?

Um Assistente Financeiro auxilia a equipe da área financeira da empresa, realiza serviços como controle bancário, cuida do fluxo de caixa, das cobranças, investimentos, contas a pagar e receber, emissão de relatórios, lançamento de cheques, organização de documentos.

Está sob a responsabilidade de um Assistente financeiro efetuar levantamentos e controles de pouca complexidade relativos aos registros das transações financeiras necessárias à sua gestão, realizar o controle bancário da empresa, cobranças, faturamento, manter controle do fluxo de caixa, emitir e lançar notar fiscais, enviar registro de títulos bancários, atualização de planilhas, elaborar cartas de correção, realizar o cálculo de impostos, consultar e realizar a liberação de crédito e realizar avaliação de custos.

O que é necessário um assistente financeiro conhecer para um bom desempenho de suas funções?

Para o exercício da profissão é importante que o assistente financeiro desenvolva as seguintes características: Ser bom em matemática, ter conhecimento técnico, ser responsável, ter espírito de iniciativa, ser honesto, ser dinâmico, saber se comunicar, ter espírito de liderança, ser comprometido no cumprimento de suas tarefas.

Além disso, por lidar muitas vezes com documentos e informações sensíveis, é fundamental que esse profissional demonstre grande senso de responsabilidade e tenha postura ética.

 O que esperar do mercado de trabalho para um assistente financeiro?

Toda empresa necessita de um profissional que faça a gestão de suas despesas e lucros, portanto, o mercado de trabalho para esta área é amplo e não se limita apenas a instituições financeiras como bancos. Também é possível trabalhar nos setores de finanças de indústrias, comércios, empresas de diversos segmentos, consultoras e até mesmo em comércios online.

De acordo com as estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados relativos ao ano de 2019, profissões desta área estiveram entre as dez com maior número de contratações.

Geralmente a jornada de trabalho de um Assistente Financeiro é de segunda a sexta, não podendo ultrapassar 44 horas semanais e a média salarial gira ao redor de R$ 1.730,00

Para você que deseja trabalhar como assistente financeiro, o melhor a fazer para garantir sua chance em um mercado competitivo é investir em curso que esteja focado em formar profissionais para o cargo. Isso aumentará muito suas chances de conseguir uma das vagas disponíveis atualmente.

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados