• Fale com a gente por WhatsApp!                

    7 passos para parar de procrastinar os estudos

    Veja como manter o foco em dicas simples para o dia a dia

    Procrastinar nos estudos é algo que afeta, sem distinção, estudantes jovens e adultos. Atingindo, por exemplo, entre 80 e 95% dos universitários, de acordo com pesquisas. 

    Se você já se pegou pensando que uma determinada atividade poderia ser deixada para o dia seguinte – ou até para a semana seguinte -, você faz parte desse grupo também.

    O que não deixa de ser natural. Afinal, os estímulos para que você abandone as responsabilidades do dia a dia são muitas.

    As notificações estão sempre brotando nos smartphones, aquela série atrasada se torna imperdível, e as redes sociais parecem não te cansar nunca.

    Com tantas distrações, a chance de se pegar procrastinando e deixando tarefas importantes para depois é muito grande. 

    A grande questão é que cada vez que a atenção é dispersada, o caminho para atingir seus objetivos fica mais longe, e o desenvolvimento dos estudos esmorece. 

    Porém, existem caminhos para que você não deixe a preguiça tomar conta da sua vida na hora de estudar. E pode ser mais simples do que parece. 

    É por isso que preparamos uma lista de atitudes fáceis para você adotar no dia a dia de estudos, mas que farão toda a diferença quando se trata de alcançar o que deseja.

    Veja a seguir 7 dicas para não procrastinar nos estudos

    Estabeleça prazos

    Estabelecer prazos é uma forma muito simples e eficaz de fazer com que você não se perca no tempo e mantenha as suas tarefas em dia.

    Uma dica é organizar as suas atividades em ‘ainda por fazer’, ‘em andamento’ e ‘concluído’, colocando prazos rígidos – porém realistas – para que você possa acompanhar seu próprio desenvolvimento. 

    É importante ter em mente que alguns temas são mais difíceis do que outros. Portanto, programe tempos diferentes para conteúdos mais ou menos complicados.

    Esqueça do celular

    O celular é, provavelmente, a maior fonte de distração que podemos ter na hora dos estudos. Por isso, mantenha-o longe. Se possível, nos seus intervalos também.

    Dessa forma, você realmente não perde tempo e consegue finalizar suas tarefas do dia com rapidez e tranquilidade. E depois pode desfrutar dos pequenos prazeres da tecnologia. 

    Faça um grupo de estudos

    Muitas vezes, estar com colegas que estão passando pelos mesmos desafios que você, poderá te ajudar a completar tarefas específicas. 

    Algumas cabeças pensantes unidas podem muito bem encontrar soluções para matérias e exercícios complicados. 

    Porém, muito cuidado para que assuntos do cotidiano não atrapalhem o planejamento do dia, fazendo com que todos procrastinem em grupos. 

    Elabore um roteiro de estudos com os objetivos a serem cumpridos. E uma vez que tenham terminado, é a hora de bater aquele papo. 

    Liste seus aprendizados

    Uma boa forma de se manter motivado e ver a própria evolução, é listar o que aprendeu estudando durante o dia.

    No final da semana, você pode, inclusive, juntar tudo o que aprendeu em um lugar só. Assim fica mais fácil de ver que seu esforço está realmente valendo a pena. 

    Comemore pequenas vitórias

    Para se manter motivado, é importante que você também esteja se sentindo feliz, e não apenas estressado com tantas tarefas.

    Então, quando você terminar aquele conteúdo difícil e entender uma matéria que parecia impossível, comemore se dando pequenos mimos. 

    Pode ser aquela pizza que você está desejando há um tempo, alguns episódios da sua série favorita que está atrasada, curtir com amigos e familiares, cuidar da aparência, e o que mais te fizer feliz – mas com moderação. 

    Cuide da alimentação 

    Para ter bons resultados nos estudos, é fundamental que corpo e mente estejam saudáveis. E isso passa diretamente pela forma como você se alimenta.

    Evite ingerir alimentos gordurosos, preferindo aqueles ricos em fibras, vitaminas do complexo B e ômega-3. Além de, é claro, manter-se sempre muito bem hidratado. 

    Pratique atividades físicas

    Praticar atividades físicas faz bem para a saúde em qualquer momento da vida, e para quem estuda, é indispensável. 

    Além de fortalecer o corpo e melhorar a sua memória, você ainda recebe um bônus com os hormônios que são liberados durante os exercícios e vão te deixar mais feliz.

    E o melhor: escolha a atividade que preferir. Pode ser uma caminhada, futebol com amigos, aulas de dança, lutas e artes marciais, e também academia. Faça o que te deixa bem!

    Agora que você já está preparado para driblar a procrastinação, que tal focar nos estudos e atingir todos os seus objetivos?

    Faça o melhor para você. Escolha a Microlins e tenha um futuro brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados