• Fale com a gente por WhatsApp!                

    5 passos para valorizar seu currículo e conquistar uma vaga de trabalho

    Saiba como preparar um bom CV e impressionar o avaliador

    Todo mundo sabe – ou ao menos deveria saber – que um currículo bem feito, organizado, com informações relevantes e, principalmente, com bons atrativos, é indispensável para ter sucesso.

    Como costumamos ressaltar, em um mercado de trabalho cada dia mais disputado e com um nível cada vez melhor de candidatos, todo ponto e todo pequeno detalhe contam ao pleitear a sonhada vaga de emprego. 

    O currículo é a primeira impressão que o avaliador em questão terá de você. E, apesar de soar como um grande clichê, é justamente esta impressão que fica.

    Por isso é tão importante preparar a sua apresentação da forma correta, e não apenas utilizar modelos prontos que podem ser baixados na internet, ou até mesmo usar um modelo de CV enviado por algum colega.

    É imprescindível pensar no que será escrito e como isso será colocado no documento, como você vai se apresentar, quais foram seus trabalhos mais relevantes até a data, e qual é a sua pretensão profissional dali para a frente. 

    Além disso, é claro, você precisa ter atrativos palpáveis no currículo, como cursos profissionalizantes, graduações, etc. Esse tipo de diferencial definitivamente não passa despercebido e faz muita diferença na hora de conquistar a vaga.

    Confira 5 passos para valorizar o seu currículo

    Clareza e objetividade

    A ideia aqui é ser objetivo ao elaborar o seu currículo, priorizando informações essenciais ao invés de preencher muitas páginas com um conteúdo irrelevante para o avaliador. 

    Portanto, descreva suas habilidades e experiências de forma clara, sem exagerar nos detalhes e sem muitas delongas.

    Além disso, preze por uma boa escrita, lendo e relendo o que foi ali colocada para ter certeza de que está tudo correto. 

    Descomplique

    Você precisa facilitar a vida de quem irá ler o seu currículo e, possivelmente, te escolher para participar de um processo seletivo.

    Por isso, dispense adereços no documento, tais quais bordas, fontes difíceis de serem lidas, marcadores, sombras, etc.

    O CV precisa estar formatado de maneira agradável para a leitura, prezando pela simplicidade e objetividade. 

    E, caso vá anexar uma foto, escolha uma imagem com boa resolução e que transmita naturalidade, sem ser formal ou descontraída demais. 

    Formação

    Sendo uma das partes do currículo que mais chamam a atenção de quem fará a avaliação do mesmo, ela precisa estar bem escrita e realmente transmitir o seu nível de qualificação. 

    A capacitação educacional costuma atrair bastante interesse e precisa ser detalhada, indicando dados dos cursos realizados, especializações, instituições de ensino, período dos cursos, etc.

    Por isso, como dissemos, é tão importante investir em cursos profissionalizantes e todo tipo de graduação relevante para a área em que deseja trabalhar. 

    Habilidades e atividades extracurriculares 

    Para quem ainda não tem muita formação profissional, mas já desenvolveu outros tipos de trabalhos e atividades, e está à procura de um emprego, a seguinte dica é valiosa. 

    Faça uma lista e explore outras experiências que já teve, como palestras, workshops, eventos, cursos de curta duração, viagens relevantes e intercâmbios, domínio de outros idiomas, atividades sociais (como voluntariado) e outras qualificações (como domínio de ferramentas digitais). 

    Dessa forma, ficam claras para o avaliador as suas experiências e habilidades adquiridas ao longo do tempo. 

    Honestidade

    Sem qualquer sombra de dúvidas, a melhor dica é ser honesto, sincero e verdadeiro ao elaborar o seu CV.

    Mentir e modificar informações no seu documento profissional é algo que deve ser evitado a todo custo, já que podem ser exigidas competências que você não possui.

    Qualquer tipo de mentira pode facilmente ser desvendada pela empresa, fazendo com que você perca uma boa oportunidade de emprego.

    Por isso, opte sempre pela verdade e invista no seu conhecimento para conseguir o sucesso que deseja.
    Você já conhece os cursos da Microlins Guarulhos? Faça o melhor para você. Escolha a Microlins e tenha um futuro brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados