• Fale com a gente por WhatsApp!                

    5 passos para manter a produtividade trabalhando em Home Office

    Trabalhando em Home Office

    Saiba como evitar as distrações e tornar o seu trabalho em casa mais proveitoso e com produtividade trabalhando em home office

    Desde o início da pandemia do novo coronavírus, empresas e colaboradores se viram compelidos a adotar o home office como modelo de trabalho, proporcionando mudanças radicais em suas rotinas. 

    A princípio, é evidente que foi uma transição desafiadora. Mas atualmente, quase 3 anos após a implantação deste sistema, ele tem sido cada vez mais visto com bons olhos, apesar dos desafios que traz. 

    Muitas companhias optaram por adotá-lo em definitivo, e tantas outras têm apostado no modelo híbrido, que consiste em trabalhar alguns dias de casa e alguns dias presencialmente no escritório. 

    Entretanto, para uma parcela destes profissionais, trabalhar em casa continua sendo uma tarefa árdua com a qual não se acostumaram completamente, e isso pode afetar diretamente na produtividade. 

    Afinal, principalmente para quem nunca havia trabalhado neste sistema, as distrações e convites à procrastinação são muitos, fazendo com que haja uma grande dificuldade de concentração e de se estabelecer uma rotina apropriada. 

    Mas a adoção de algumas medidas, pode tornar a sua vida no home office muito mais organizada, simples, agradável e especialmente produtiva – talvez até mais do que desempenhando suas atividades de forma presencial na empresa. 

    5 passos para manter a produtividade no home office

    Estabeleça uma rotina

    É importante ter em mente que, apesar dos horários flexíveis e da economia de tempo com deslocamento, o trabalho no home office deve seguir regras, assim como seria se você estivesse no escritório. 

    Portanto, estabeleça horários para acordar, para começar o trabalho, para as tarefas domésticas diárias, para o almoço e também para fazer pausas e descansar no fim do dia. 

    Não trabalhe de pijama

    Trabalhar de pijama ou sem uma roupa adequada, faz com que você associe de forma inconsciente o home office com momentos de relaxamento e descanso.

    É claro que você não precisa estar de terno e gravata, tampouco calçando um scarpin, em frente ao computador. Mas se arrumar para trabalhar refletirá não só na sua produtividade, mas na sua imagem quando for fazer calls com a equipe. 

    Saiba quando finalizar o expediente 

    Extrapolar a jornada de trabalho em casa, além de comprometer a sua rotina, fará com que acumule cansaço, e isso irá refletir diretamente no quanto você produz diariamente. 

    Escolha um ambiente para trabalhar em casa

    O ideal é escolher um espaço da sua casa para transformar em um pequeno escritório, de forma que a experiência seja a mais próxima possível de estar trabalhando presencialmente. Ou seja, nada de trabalhar na cama com o notebook no colo.

    Ter este ambiente organizado fará com que seu corpo entenda quais serão os momentos de foco e quais serão os de descanso, facilitando a sua produtividade no dia a dia. 

    Por isso, opte por um lugar silencioso e sem distrações, como televisão, sons externos e, se possível, onde não seja possível perceber as demais atividades da sua família enquanto trabalha. Além disso, mantenha a mesa sempre limpa.  

    E finalmente, dê a devida atenção à ergonomia, ficando atento a sua postura, utilizando uma cadeira confortável e escolhendo mesa, suporte para notebook e outros itens com tamanhos e alturas corretas. 

    • Cadeira: além de confortável, a cadeira deve permitir que você mantenha os joelhos dobrados em 90 graus e os pés totalmente apoiados no chão, oferecendo também apoio para suas costas e seus antebraços;
    • Mesa: a altura ideal varia entre homens e mulheres. Para elas, a mesa deve ter em torno de 65 cm. Para eles, em média 70 cm;
    • Notebook: seu notebook deve estar a uma distância de 45 cm a 70 cm dos seus olhos. Para saber a altura certa, deixe o topo do monitor alinhado horizontalmente ao seu olhar. 

    Tenha prioridades e evite ser multitarefas 

    Para trabalhar de forma mais produtiva no home office, é necessário definir quais tarefas serão prioridades no seu dia, realizando-as uma de cada vez e evitando fazer várias coisas ao mesmo tempo. 

    A tentativa de ser multitarefas o tempo todo pode resultar em cansaço e estresse mental, o que pode prejudicar a sua saúde ao longo do tempo. 

    Gostou das dicas? Então que tal colocá-las em prática e otimizar a sua produtividade no dia a dia de trabalho? Vamos lá! 

    Faça o melhor para você. Escolha a Microlins e tenha um futuro brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados

    Enviar uma mensagem
    Mais Informações!
    Bem vindo a MICROLINS GUARULHOS, diga como podemos ajuda-lo (a)?