• Fale com a gente por WhatsApp!                

    5 passos para construir seu plano de carreira ideal

    plano de carreira

    Saiba como um plano de carreira pode fazer com que você alcance seus objetivos e coloque-o em prática

    Atualmente, ter a oportunidade de construir um plano de carreira em uma empresa que apoie seu crescimento e dê totais condições para tal, é algo extremamente valioso e que desperta o interesse da maior parte dos profissionais. 

    Pode até parecer exagero, mas a verdade é que, na busca por uma por uma boa vaga de emprego, o valor do salário oferecido deixou de ser o maior atrativo para dar lugar aos benefícios qualitativos e de longo prazo.

    Isso porque a dinâmica do mercado de trabalho tem mudado cada vez mais ao longo do tempo, e hoje são formados talentos muito mais completos e preparados, trazendo ainda mais competitividade ao cenário. 

    Desafios e demandas que tempos atrás eram atribuídas a diversas pessoas, com diferentes perfis em múltiplos setores, agora podem ser resolvidas por um único colaborador plenamente capacitado. 

    Ou seja, isso apenas prova que as empresas estão buscando mais eficiência e melhores resultados de seus funcionários. E para conquistar algo assim deles, é preciso haver um mecanismo de retorno e de crescimento para fomentar seu futuro. 

    É justamente onde entra o plano de carreira, que é capaz de proporcionar pontos positivos tanto para o profissional quanto para a companhia, já que possibilita reter bons funcionários e viabilizar o crescimento do negócio por meio de um time de alta performance.

    Por sua vez, a equipe se sente motivada a buscar resultados cada vez melhores e é recompensada não só com o benefício do crescimento, mas também com maiores incentivos financeiros de acordo com a sua jornada. 

    O que é plano de carreira?

    O plano de carreira pode ser visto basicamente como o possível caminho que cada colaborador percorrerá dentro de uma organização. 

    Trata-se de um programa que estrutura a jornada do profissional, tornando os meios de alcançar seus objetivos mais claros. 

    Com ele, é possível entender quais competências serão necessárias para que você alcance determinada posição na estrutura hierárquica da empresa. 

    E quando traçado, um plano de carreira mostra muito mais objetivamente o que você vai encontrar quando chegar lá: salário, benefícios, responsabilidades, entre outros. 

    5 passos para construir seu plano de carreira

    Saia da zona de conforto

    Para alcançar novos patamares na sua carreira, é preciso estar disposto a correr riscos e se lançar a novas experiências. Pois isso é essencial para refletir sobre o que você realmente quer fazer.

    Algumas perguntas podem te ajudar neste processo:

    • O que me faz estar vivo?
    • Me sinto no piloto automático?
    • Se sim, qual o motivo?
    • Quem sou eu, sem falar de trabalho em nenhuma parte da resposta?
    • Qual o meu propósito?

    Pratique o autoconhecimento

    Para saber onde você deseja chegar, é fundamental entender em que lugar se encontra no momento presente. Por isso, compreender o seu estado atual é a análise inicial para o seu plano de carreira.

    Reflita sobre alguns pontos, como: 

    • Qual sua ocupação atual?
    • Está feliz e satisfeito com ela?
    • O que você mais gosta de fazer durante o dia a dia de trabalho?
    • O que menos gosta de fazer durante o dia a dia de trabalho?

    Deixe que as ideias fluam e anote todas elas para que você possa refletir sobre cada resposta que veio à sua mente. 

    Trace metas

    Depois de entender onde quer chegar, é hora de colocar um plano em prática. E a melhor opção para fazer com que suas ideias se tornem realidade, passo a passo, é traçar metas e persegui-las. 

    Alguns passos que irão te ajudar:

    • Identifique a distância que o separa do seu estado desejado;
    • Divida essa distância em espaços menores;
    • Mapeie o que você precisa aprender, adquirir ou mudar para chegar lá.

    Conheça a fundo a área em que deseja atuar

    Também é importante conhecer de fato sua área de interesse e aquilo que você precisa saber para atuar naquele mercado. Para isso, algumas dicas são:

    • Fazer uma pesquisa aprofundada sobre o setor e entender quem são as grandes empresas e grandes modelos, quais são as tendências, desafios e oportunidades;
    • Conversar com profissionais da área que podem lhe oferecer conselhos úteis e atualizados;
    • Conectar-se com o meio através de cursos, projetos e eventos.

    Invista em conhecimento e capacitação

    Após identificar o que você precisa aprender, adquirir ou mudar, fica muito mais fácil saber por qual caminho ir. 

    Entender quem você é, quais são seus pontos fortes e fracos, o que você faz bem e o que precisa melhorar para desenvolver as habilidades e competências, é o que permitirá que seu objetivo seja alcançado.

    Sendo assim, invista em capacitação profissional, cursos diversos, palestras, eventos da área em que deseja atuar, livros, podcasts, aulas online e o que mais te interessar. 

    Conhecimento definitivamente nunca é demais, e para que você tenha um plano de carreira bem encaminhado, vai precisar de toda a base possível. 

    Por isso, faça o melhor para você. Escolha a Microlins Guarulhos e tenha um futuro brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados