• Fale com a gente por WhatsApp!                

    5 passos para conciliar estudos e carreira com a vida pessoal

    conciliar estudos e carreira

    Saiba como obter o equilíbrio ideal para ter uma boa vida e uma boa carreira profissional

    Verdade seja dita, conciliar os estudos, a carreira profissional e uma vida pessoal, não é tarefa das mais fáceis. Muitos, inclusive, encontram uma grande dificuldade em dividir o próprio tempo de forma saudável. 

    Em um mundo moderno como o de hoje, onde tudo acontece muito rapidamente e sempre temos obrigações a cumprir, encontrar este equilíbrio realmente pode ser um caminho árduo. 

    É comum, por exemplo, ter a sensação de um dia cheio, onde se encontra pouco tempo para resolver todas as questões de trabalho, estudos, lidar com a rotina familiar, e até mesmo ter momentos para o lazer ou simplesmente para o descanso. 

    Estes são dilemas comuns para quem precisa se dividir entre tantas tarefas. Ou seja, é o caso da maioria daqueles que almejam crescer profissionalmente sem deixar a vida pessoal de lado. 

    Por isso, um bom gerenciamento do próprio tempo é imprescindível. Ter uma boa organização do que precisa ser feito diariamente, incluindo o que será dedicado a si mesmo e à família, fará com que sua rotina seja definitivamente mais leve. 

    Afinal, ainda que nem sempre seja possível, o ideal é que os dias sejam, em sua maioria, produtivos e sem grandes percalços, evitando picos de estresse e quaisquer outros fatores nocivos à saúde física e mental. 

    Sendo assim, preparamos algumas dicas que irão te ajudar a ter um dia a dia equilibrado, onde seja possível cumprir com suas obrigações sem abdicar de uma vida saudável, feliz e próspera. 

    5 passos para buscar o equilíbrio 

    Faça um planejamento semanal

    Planejar-se semanalmente é uma das maneiras mais eficientes de trazer organização à sua rotina. E para isso, é preciso pensar em absolutamente tudo, desde as reuniões no trabalho, até as provas na faculdade e também no tempo de lazer com a família. 

    Ao identificar cada uma dessas atividades, você será capaz de organizar seu tempo sem prejudicar suas responsabilidades. 

    É importante lembrar que o tempo deve ser seu aliado, e não inimigo. Por isso, defina horários para a semana e vá fazendo ajustes à medida que você otimiza sua rotina.

    Mantê-los é indispensável para que você alcance bons resultados. E para isso, é preciso ser pontual no trabalho, nas reuniões, nos almoços e na hora de começar seus estudos. Isso ajudará a manter sua produtividade.

    Elimine a procrastinação 

    Procrastinar é algo muito sério para quem deseja aproveitar a vida em todo seu potencial. Isso não traz nada de positivo e faz com que as pessoas percam seu precioso tempo com atividades que não estão ligadas aos seus objetivos. 

    Quando você procrastina, as horas passam sem que você perceba e, embora não tenha alcançado seu objetivo do dia, o cansaço virá da mesma forma, além de um sentimento de frustração motivado pela falta de determinação.

    Por isso, identifique o que costuma roubar o seu tempo. Pode ser o uso excessivo do celular, colegas de trabalho que conversam demais, muitas pausas para o café durante o dia, entre outros fatores. 

    Defina suas prioridades 

    Depois de planejar sua semana e eliminar o que tem roubado seu precioso tempo, chega o momento de definir quais são as suas prioridades. 

    Portanto, defina as demandas mais urgentes e verifique se as demais podem ser distribuídas durante a semana para que você não se sinta sobrecarregado.

    Seja no trabalho, nos estudos ou em casa, analisar bem suas tarefas para identificar os impactos de serem ou não concluídas dentro do prazo, fará com que você entenda melhor o tempo que tem e de que forma ele poderá ser utilizado.

    Seja mais produtivo

    Ao conciliar trabalho, estudos e vida pessoal, sabemos que as horas em frente ao computador e aos livros são muito valiosas, bem como aquelas que passamos com a família. E é fundamental manter a produtividade para que as tarefas sejam feitas da melhor forma possível.

    Muitas delas, como estudar um capítulo de um livro ou elaborar uma planilha no trabalho, podem ser executadas em um menor espaço de tempo se os recursos para tal e o ambiente forem os ideais.

    E, nesse caso, o mais importante é manter a organização e escolher uma estratégia que otimize seu desempenho, aumentando o foco nas atividades. 

    Assim sendo, estabeleça ambientes para estudar e trabalhar que facilitem a sua vida, sem distrações, barulhos excessivos e que permitam que você se concentre devidamente no que interessa.

    Divirta-se

    É imprescindível que você separe momentos para sair com os amigos, além de viajar e passear com a família. Estar ao lado de pessoas queridas faz toda diferença na hora de buscar o equilíbrio na rotina.

    Podemos dizer que quase tudo se resume a escolhas e suas consequências. Por isso, é preciso saber priorizar e se organizar para garantir a harmonia entre a vida pessoal e a profissional. 

    Afinal, o sucesso, em todas as suas facetas, está diretamente ligado à produtividade e a fazer escolhas sábias, para que você possa utilizar seu tempo da melhor maneira possível. 

    Faça o melhor para você. Escolha a Microlins Guarulhos e tenha um futuro brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados