5 motivos para incentivar seu filho a ser bilíngue (e como fazer)

Ser bilíngue, hoje em dia, é caminhar de acordo com o mundo inteiro. Foi-se os tempos em que fronteiras eram intransponíveis ou mesmo difíceis. Para qualquer profissão, saber inglês é essencial. E, mais que isso, saber mais que o básico faz toda diferença.

Mas… Se falamos de profissão, por que estamos colocando as crianças no meio?

O que acontece diferente nas crianças que nos adultos que querem aprender algum idioma, é que por conta do seu cérebro estar mais apto às informações e assimilações, torna-se mais fácil para elas absorver, entender e reproduzir outro idioma. Tudo isso sem dificuldades e, ao alcançar a fluência, há menor tendência a ter sotaque.

Portanto, incentivar as crianças ao ensino bilíngue é mais que uma oportunidade de ensinamento e diminuição de barreiras, mas uma precaução para seu futuro profissional.

Pense bem, quantas profissões exigem inglês como item básico? São inúmeras, em todos os mercados conhecidos. Funções que exigem entendimento, fluência e conversação brotam cada vez mais. Para seu filho, ser bilíngue é além de tudo um diferencial.

E como incentivar meu filho(a) ao aderir o ensino bilíngue?

Para as crianças, no entanto, a própria ideia de futuro é um pouco vaga, longínqua demais. Por que se importariam? Afinal, são crianças e sim, devem brincar, se divertir e aproveitar.

Mas quem disse que esse processo não pode ser acompanhado de educação? Melhor ainda, educação bilíngue? É o que muitas instituições prometem e fazem, aliam o ensino com métodos lúdicos e especializados, além de ter profissionais experientes e capacitados para lidar com o gênio infantil.

Uma questão complicada, porém, é convencê-las a embarcar nessa aventura cheias de vontade e disposição. Para alguns pais a missão pode ser complicada. É claro, tudo depende de como seu filho(a) é, mas existem algumas dicas que podem ajudá-los nisso. Vamos lá?

#1. Mexa com seus interesses

Utilize filmes, músicas, jogos lúdicos ou eletrônicos. Assim, além da dose de cultura, você a adéqua ao novo idioma e mostra o quão proveitoso pode ser desvendar todas as informações que eles passam sozinhos! É um incentivo a autonomia, mesmo que pequeno.

#2. Não esqueça da diversão!

Caso for apresentar a ideia a ele(a), por que não mostrar de forma divertida? Faça do momento um mix entre explicação do que é um ensino bilíngue com brincadeiras que o estimulem. Assim, você associará a prática a um momento prazeroso, o que o acostumará a ideia de uma forma bem mais receptiva.

#3. Faça seu filho se sentir no país desejado

E se você esperar para incentivá-los em épocas específicas, como Halloween? Use datas tradicionais do local cuja língua pretende que ele estude, como alguns americanos (de preferência, lúdicos) ou de qualquer outra nação a ver com o idioma (prefere a terra da Rainha? Use a mitologia de Harry Potter! É alemão? Experimente algum conto germânico).

Novamente, além do toque cultural, você torna o momento muito maior na cabeça do seu filho(a) e a ideia de aprender outro idioma mais confortável.

#4. A ciência é aliada do aprendizado

Foi estudado que crianças com até 4 anos de idade não têm aquele bloqueio normal com palavras de outros idiomas. Inserir a ideia do ensino bilíngue aos poucos, através da leitura (acompanhada por você) de livros ou histórias em quadrinhos pode ser uma boa se ele(a) é mais receptível a este tipo de arte.

#5. Não pressione, compareça

Por fim, lembre-se sempre de acompanhar seu filho, incentivá-lo, ter paciência e prudência na hora de cobrar os ensinamentos ou cuidar para não forçá-lo a fazer algo. Isso o deixa desconfortável e logo o ensino bilíngue, antes um acréscimo em sua rotina, torna-se um estorvo.

Gostou das nossas dicas? Que tal testar com seus filhos e nos dizer como foi o resultado?

Lembramos que a própria Microlins, sabendo da necessidade de bons ensinos bilíngue, oferece seus próprios cursos de inglês. Tanto o Brasil Bilíngue como o Básico, Intermediário e Avançado com Certificação TOIC são ideais para quem quer dominar tudo desse idioma!

Caso tenha interesse em outros cursos, não se preocupe. A Microlins tem um portfólio completo de cursos em várias áreas. Ficou com qualquer dúvida, então entre em contato conosco!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados