• Fale com a gente por WhatsApp!                

    5 dicas para ser um freelancer de sucesso

    freelancer de sucesso

    Aprenda a se dar bem em uma das modalidades de trabalho que mais cresce na atualidade. Veja nossas dicas par ser um freelancer de sucesso

    Em um mercado de trabalho tão competitivo, onde precisamos nos valer de todas as chances possíveis para prosperar, ser freelancer pode te ajudar a evoluir na carreira, complementar sua renda e até te proporcionar novos caminhos. 

    Mas o que é um freelancer? É um profissional que trabalha por conta própria e presta serviços para empresas por um determinado período de tempo.

    Essa modalidade de prestação de serviços é uma das que mais cresce no nosso país, e traz diversas oportunidades para quem deseja se aventurar nela. Seja você iniciante, ou já mais experiente em sua área. 

    Porém, existem também muitas dúvidas em relação a como o trabalho de freelancer pode ser desenvolvido, como garantir uma renda se dedicando totalmente a ele, ou ainda como conciliar o trabalho CLT e ainda ter uma renda extra. 

    Tudo isso se dá por conta da flexibilidade que esta modalidade oferece. Pois, apesar de ter prazos para a entrega dos serviços, você pode organizar dias e horários específicos para trabalhar. Assim, tendo mais liberdade para administrar o seu tempo. 

    Contudo, esses fatores trazem também mais responsabilidade na hora de estabelecer a sua agenda de trabalho, bem como tomar os devidos cuidados com a sua renda – que costuma ser flutuante. 

    Por isso, preparamos algumas dicas para que você possa entender melhor como ser um freela, e quem sabe ingressar nesse estilo de trabalho por conta própria também!

    Veja a seguir 5 dicas para trabalhar como freelancer 

    Defina sua área de atuação

    Pode até parecer óbvio, mas é imprescindível que você tenha muito bem definido que tipos de serviços oferecerá aos seus clientes. 

    Sendo assim, defina as suas especialidades e foque nelas, pelo menos a princípio. Pois dessa forma você poderá se firmar mais rapidamente no mercado, fazendo bons trabalhos e se estabelecendo profissionalmente. 

    Também é importante que você conheça seus possíveis concorrentes e o que eles oferecem. Assim você poderá definir os seus diferenciais e apresentá-los da melhor forma para ser contratado. 

    Regularize suas atividades

    Pensando em aumentar as suas chances de ser contratado e prestar serviços cada vez mais rentáveis para as empresas, é de suma importância que você considere regularizar a atividade que exerce. 

    Para isso, a princípio, é indicado que você faça o seu registro como MEI (Microempreendedor Individual). Pois dessa forma você poderá emitir notas fiscais dos trabalhos que fez – algo exigido pela maioria das empresas.

    Invista no seu material de trabalho

    Nem sempre é possível começar a carreira de freelancer investindo em super equipamentos – e, na verdade, não é aconselhável comprometer todo o seu dinheiro nesse momento.

    Mas você vai precisar de um material de trabalho confiável e que não te deixe na mão. Por isso, invista em hardwares que deem conta do recado e que não acabem com todas as suas economias.

    Assim, como consequência do seu trabalho, poderá dar um upgrade nos equipamentos futuramente.

    Invista no seu ambiente de trabalho

    Como o trabalho de freelancer costuma ser remoto, é importante ter em mente que você precisará de um local específico para desenvolvê-lo.

    Não é porque você está trabalhando em casa, que vai misturar a sua rotina de trabalho com o tempo de descanso, lazer, entre outros, certo?

    Por isso, escolha um local silencioso, bem iluminado e invista em uma boa cadeira – de preferência ergonômica -, em uma mesa com espaço suficiente para você se sentir à vontade e em uma boa conexão com a internet que te deixe tranquilo. 

    Invista em você mesmo

    Investir na sua capacitação é o que fará a diferença entre ser contratado para um grande trabalho em uma grande empresa, ou não. 

    Portanto, faça cursos de aperfeiçoamento na sua área, mas também busque expandir os seus conhecimentos para garantir um leque ainda maior de ofertas de trabalho.

    Na Microlins você encontra cursos que confluem perfeitamente com a carreira de freelancer, como os de designer, programador e professor de inglês, que vão te proporcionar novos olhares e novas oportunidades. 

    Tudo isso com toda a qualidade que só uma instituição de ensino que é referência como a Microlins pode oferecer.
    Então não perca tempo e faça o melhor para você, escolha a Microlins! Temos diversos cursos em áreas diferentes, escolha o seu e tenha um futuro brilhante.

    Siga nosso Instagram.

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados