5 dicas para engajar seus filhos nos estudos

Curso de inglês em Guarulhos

Quando jovens, o peso da importância dos estudos não parece tão grande. Afinal, tudo depende de uma nota média ou boa e pronto. Resolvido. O que aprendemos mais tarde, porém, é o quão prejudicial esse comportamento pode ser, tanto na área acadêmica quanto profissional.

Então, que tal aprender algumas dicas valiosas para estimular seu filho nos estudos?

1. Converse sobre o futuro

Você, como pai ou mãe, deve ter uma boa ideia das preferências do seu filho. Quando menores, costumamos fantasiar muito com a profissão que tomaremos. É normal que seus filhos também o façam, mas conforme ele ou ela for crescendo, reserve algum momento para ter essa conversa.

Não é necessário tirar uma definição de algum tipo. De forma subjetiva comece a entender as qualidades de seu filho:

É bom com as tarefas de matemática? Gosta muito de computador, mas da parte de programação?

Com isso, você começa a ter uma ideia do tipo de profissional que ele pode ser. Sem pressa e nem pressão. Deixe que tudo se desenvolva de forma natural, mas ter essas delimitações em mente pode ajudar demais nas etapas que vêm à seguir.

Assim, você terá certa autonomia para melhor aconselhá-lo ou mesmo matriculá-lo em cursos extracurriculares, que vão incrementar seu currículo e aumentar suas habilidades e conhecimentos.

2. Ajude nas tarefas

Mostrar companheirismo e apoio é essencial para mostrar o peso dos estudos, seu principal objetivo. Estar ao seu lado, além de fortalecer laços, também o deixa mais confiante em experimentar soluções. Prestar esse socorro é, além de tudo, saber dar espaço para vencer obstáculos e estar ali como um guia.

3. Estabeleça um sistema de metas e recompensas

Conforme os estudos forem avançando e ficando mais complicados, pense em estabelecer um sistema de metas e recompensas. Mas muita calma, nem todos os agrados têm que ser necessariamente um presente material ou dinheiro.

Ofereça, em vez disso, recompensas como um momento de descontração entre tarefas. Estabeleça um sistema do tipo: se fizer todas as tarefas da semana sozinho, ganha X horas a mais de tempo para brincar nos finais de semana.

Trabalhe sua rotina, aproveite dos gostos e paixões dos seu filho. Assim, além de engajá-lo, você começa de uma forma bem lúdica a introduzi-lo em um sistema que no futuro, quando estiver trabalhando, ele viverá.

4. Estimular o reconhecimento do conteúdo estudado

Nesta parte, é normal que às vezes, principalmente em matérias que não se dá muito bem, o jovem fiquei um pouco negativo quanto os estudos. Portanto, que tal iniciar conversas específicas sobre os temas estudados?

Peça explicações, exemplos e parabenize quando ele conseguir formular boas respostas. Assim, você estimula que o jovem reconheça o avanço dos próprios estudos e a diferença que eles fazem.

5. Ponha o “fracasso” na conversa

Parte essencial do aprendizado, é a consciência de que nem todas as coisas dão certo. O conceito de fracasso pode ser discutido desde cedo, pois é algo que muitas vezes as crianças têm dificuldade em lidar.

O importante é mostrar que, em mérito de conhecimentos, estudos e provas, de uma forma ou outra, sempre há uma segunda chance. Que a desmotivação existe, mas é passageira. Que no fim, o que importa é sua força de vontade e persistência em continuar e vencer as provas, desafios e obstáculos.

E como a Microlins pode ajudar no engajamento dos estudos de seus filhos?

Na Microlins, reconhecemos o valor da boa educação. Principalmente, entendemos o peso de um ensino completo, que mergulhe na grade curricular normal, mas não tenha medo de explorar o terreno das atividades extracurriculares.

É por isso que oferecemos todo um portfólio especializado e completo de cursos complementares. Aprendizado que vai de hobby a profissão é com a Microlins. Confira:

O curso de Programador de Games da Microlins pode ser o passo ideal para aquele filho ou filha esperta(o), que gosta de computadores e jogos eletrônicos e não tem medo de pôr a mão na massa — ou, como no caso, nos códigos de programação.

Seu filho ou filha tem talento para lidar com pessoas, ser um verdadeiro líder em grupo e se interessa por um tipo de profissão mais contida, mas não menos divertida? Que tal iniciar o curso de Gestão Empresarial Jr da Microlins? Ele é ideal para explorar as diretrizes da profissão, assim como as ferramentas que fazem um bom gestor.

Gostou das dicas? Esperamos que ajudem um pouco mais a passa

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados