5 dicas para desenvolver o inglês (e um bônus!)

inglês

Nunca é demais enfatizar a necessidade que existe em aprender inglês. Essa língua é importante tanto para quem quer melhorar o desempenho durante os estudos (sempre tem mais material em inglês), para progredir no mercado de trabalho e até para quem quer empreender.

Com o objetivo de introduzir o uso dessa língua na sua rotina, elaboramos cinco sugestões. Elas vão desde mudar pequenos aspectos na rotina, como lista de compras, até ir em festas onde só se pode falar em inglês. Vamos a elas!

1. Assista filmes e séries legendadas

Já é algo comum fazer maratonas de séries. Por que não colocá-las em inglês e aproveitar para aprender um pouco mais?!

Comece com séries mais básicas e filmes “bobinhos”. Nesses casos é mais fácil pegar as falas e associar com a legenda. Se tiver tempo, anote ou memorize as palavras que não sabe e procure no dicionário. Com o tempo o ouvido irá acompanhar e você perceberá as palavras instintivamente.

2. Mude a linguagem de seus dispositivos

Um hábito tão comum que é praticamente automático, mexer no celular e no computador pode ser muito útil para aprender inglês. Como todos os comandos estão memorizados, mudar para o idioma não tornará sua experiência mais lenta ou confusa.

No computador pode ser um pouco mais difícil. O sistema operacional, navegador e editores de texto são o ponto de partida. Aqui o uso vai ficar meio truncado, mais vai forçar o usuário a aprender muito mais conforme mais funções são utilizadas.

3. Altere o idioma dos jogos

Desde muito cedo crianças estão acostumados aos jogos. Assim, desde muito cedo já podem alterar o idioma e ir aprendendo. Com os jogos mais simples de celular é mais fácil ainda, já que existe pouca leitura e mais ação.

4. Participe de eventos na língua inglesa

Em algumas casas noturnas, principalmente pubs, ocorrem eventos onde só é permitido falar inglês. Paquera, fofoca, coisas do dia a dia, tudo isso é dito da forma que cada um consegue.

Este método é o mais recomendado de todos, pois força o participante até o limite do seu conhecimento, contando com o entendimento dos demais.

5. Leia notícias em inglês

Essa é a mais difícil! Quem produz as notícias não o faz para pessoas de outro país. No início vai ser complicado entender o que está sendo dito, mas é preciso empenho. Comece lendo as chamadas e passando o olho por cima da matéria toda, tentando compreender qual assunto está sendo tratado.

Se ficar muito fácil pule para podcasts. Existem até mesmo podcasts para quem deseja aprender inglês, nos quais o locutor fala mais devagar para facilitar o entendimento.

Nossa dica bônus

Aprender inglês não é impossível. Como qualquer idioma, exige um esforço inicial, mas esse esforço se paga de muitas maneiras. Essas dicas básicas que demos não trarão grande fluências mas darão o impulso inicial e a vontade de aprender mais.

Deixamos uma dica para o final que vai muito além dessas que já apresentamos. Se quiser dar uma alavancada de verdade no seu aprendizado, a Microlins pode te ajudar. Nossos cursos de inglês aumentarão suas chances no mercado de trabalho, melhorando sua comunicação, uso de aplicativos e pesquisas diversas.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco ou deixe um comentário!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados