• Fale com a gente por WhatsApp!                

    10 perguntas que você pode – e deve – fazer na entrevista de emprego

    Saiba como mostrar melhor o seu potencial e se diferenciar na busca da vaga preterida

    Quando falamos sobre entrevista de emprego, é comum que vejamos apenas um lado dela; aquele que, geralmente, é o do entrevistador e da empresa que está por trás do processo seletivo. 

    No entanto, para causar uma boa impressão e se diferenciar dos demais candidatos, existe um outro ponto de vista que deve ser abordado com seriedade. E esse é o do entrevistado. 

    Mais especificamente falando, existem perguntas que podem – e devem – ser feitas por parte de quem está sendo entrevistado durante a busca de uma vaga em uma corporação. 

    Esse processo é chamado de entrevista reversa, e é quando o candidato coloca em perspectiva seus interesses sobre a vaga, equipe, filosofia e outros pontos relativos à empresa. 

    Ele geralmente se dá quando o recrutador já desenvolveu seu papel e colheu os dados necessários para avaliação, mas abre espaço para que o candidato faça perguntas e tire suas dúvidas.

    Questões que podem ter surgido durante a conversa, mas também pontos específicos sobre a companhia que podem ser estudados de antemão para te dar uma vantagem nesse momento. 

    Para isso, deve-se fazer uma extensa pesquisa sobre as empresas pelas quais há interesse. De forma que as informações obtidas e as perguntas propostas mostrem um real interesse e uma visão aguçada por parte do entrevistado. 

    Confira alguns pontos que devem ser levados em conta em sua entrevista de emprego

    Saiba tudo o que puder sobre a vaga e a empresa

    É comum não ter informações privilegiadas de como a companhia em questão funciona de fato, no dia a dia. Mas é possível, e necessário, se preparar tanto quanto – ou mais – o seu entrevistador.

    Dessa forma, você deixa de questionar apenas pontos básicos sobre rotina, atribuições ou benefícios – que também são importantes, é claro. E expande os horizontes da conversa para temas relacionados ao trabalho que será desenvolvido. 

    Assim, levantando questões sobre a posição pretendida e sobre a organização, demonstra-se como o processo seletivo está sendo encarado de forma séria e interessada por parte do entrevistado. 

    Vá além da entrevista de emprego

    Para não ficar apenas nas perguntas básicas quando estiver participando de um processo seletivo, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas:

    • Contextualize suas perguntas e não deixe pontas soltas. Isso facilitará o entendimento do entrevistador e mostrará o quão desenvolto você é;
    • Peça exemplos práticos do que está sendo perguntado;
    • Reformule a resposta do entrevistador da forma como você a entendeu. Assim é possível aprofundar a compreensão sobre o que foi dito, e também mostra que você está atento.

    Veja agora 10 perguntas para você fazer na sua entrevista de emprego

    1. Quais tipos de tarefas eu faria em um dia normal?
    2. E qual será a mais importante que devo realizar nos primeiros 30 dias, 60 dias ou 6 meses? 
    3. Quais são as horas de trabalho realistas, incluindo possíveis extras, esperados nesta função para que eu possa me preparar, pois estou 100% comprometido? 
    4. Como funciona o período de adaptação para essa função?
    5. Qual é sua definição de sucesso para esse cargo? 
    6. Como sua equipe atual descreveria o ambiente e a cultura de trabalho? 
    7. Quais são os desafios atuais que o time e/ou empresa está experienciando e como vocês estão resolvendo? 
    8. Existe plano de carreira? Quais são os requisitos e expectativas passadas aos funcionários a respeito de promoções? 
    9. A empresa estimula e fornece meios de desenvolvimento, capacitação e aprendizado dos funcionários?
    10. Você poderia me contar uma história de uma situação adversa com funcionários na empresa e como vocês resolveram ela?

    E se você está em busca de capacitação profissional, precisa conhecer o Programa de Desenvolvimento Profissional da Microlins. 

    O programa tem o objetivo de mostrar o mercado de trabalho por meio de palestras e workshops, e apontar os caminhos que os alunos deverão percorrer para conquistarem uma vaga de trabalho, ou empreenderem. 

    Assim, identificando suas principais habilidades e oportunidades de desenvolvimento através de um curso com 10 horas de duração e com professores extremamente capacitados. 

    Além de contar com a ajuda dos parceiros da Microlins, que disponibilizam vagas e oportunidades de emprego em diversas empresas.

    Faça o melhor para você. Escolha a Microlins e tenha um futuro brilhante!

    Siga nosso Instagram.

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados